DANIEL MARIN
Ninguém é uma ilha cerceado em si próprio, somos fruto de uma intrincada cadeia de interações.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

A evolução tecnológica assombra!

 

 

Vimo-nos emaranhados num completo caleidoscópio de inovações que pululam por todo o lado. A técnica aplicada tem uma capacidade muito grande de proliferar os seus produtos e subprodutos, inundando o mercado com "inovações" ditas tecnológicas, eletrônicas e eletroportáteis. Inovações que flertam com o fantástico, algo tido como incognoscível e até sobrenatural para a mente humana, acostumada até então como uma vida analógica e lentas transformações.

Haja vista os desdobramentos da eletrônica e da teoria computacional. No contexto que podemos ver a cada espaço de tempo novos produtos eletrônicos serem lançados, numa velocidade alucinante. É praticamente impossível acompanhar assombrosa "evolução", dada a capacidade e multiplicidade produtiva e adaptativa das aplicações no âmbito da engenharia, eletrônica e informática. Desdobramentos estes que advém e são possíveis e, sobretudo realizáveis, devido às adequações e implementações que tem por base sólida uma ciência robusta por trás. Ciência esta constituída com um sólido e praticamente irrefutável corpo de conhecimento e experimentação. No caso específico aqui tratado da eletrônica e da teoria computacional, se tem muito de lógica, física, matemática e química também, apenas para ser um pouco mais adstrito e citar às mais proeminentes áreas de estudo que compõe o vasto arcabouço de conhecimentos em que se está envolta a sociedade. Na qual servem como fértil substrato para promover à assombrosa "evolução tecnológica" experimentada na contemporaneidade.

As ideias científicas, por exemplo, dos séculos XIX e XX principalmente, mas poderíamos sem medo algum, inclusive recuar no tempo, e tudo depende do ponto de vista e dos conceitos considerados; têm reverberações no que atualmente pensamos e desenvolvemos sob o ponto de vista da tecnologia e da inovação. Somos inexoravelmente influenciados por ideias que rememoram um tempo anterior a Cristo, e isso é tão verdade que movimentos filosóficos datados de mais de dois mil e quinhentos anos, ainda estão em voga, influenciam nossas vidas e dirigem às ações, inclusive no campo da ciência. Vide os movimentos da filosofia estoicista e epicurista, que tiveram sua gênese na Grécia Clássica, antes de Cristo, portanto um tempo maior que dois mil anos e ainda com uma participação importante no nosso modo de pensar. Especificamente o estoicismo como corrente filosófica objetiva alcançar a felicidade e autorrealização pessoal, calcado na razão e na virtude do indivíduo. Já o epicurismo, igualmente apregoa como objetivo de vida alcançar a felicidade por intermédio de uma vivência pautada pelo prazer e moderação. Evidente que sob o prisma da tecnologia tem muito mais de física envolvido do que filosofia de vida e autoajuda! E ideias físicas da eletricidade, eletromagnetismo e matematização do cálculo por meio da lógica binária no seu aspecto genitor, remontam os anos 1800 principalmente. Ideias levadas a cabo por nomes como Michael Faraday na eletricidade e eletrodinâmica, James Clerk Maxwell no eletromagnetismo e George Boole na lógica binária, apenas para citar alguns personagens significativos e que ainda impactam nossas vidas e o mundo, sobretudo no tocante à eletrônica e teoria computacional com seus desdobramentos afins. Além de Alan Turing e John von Neumann na teoria do cômputo de dados (principais genitores da teoria computacional atualmente vigente), já na metade do século XX. Trazendo à tônica da evolução tecnológica e a modernidade exposta atualmente, mais como um produto derivativo de ideias e especulações de natureza racional e científica que foram ideadas no passado.

Contudo é imperioso dizer que o tratado como novidade é fruto de uma modernidade afoita e dinâmica na qual nos assombra e mostra uma face desenvolvimentista extrema, dando-nos uma perfeita, mas ilusória noção de "milagre" tecnológico que nos envolve. Na verdade sumariamente trata-se de um conhecimento traçado nas linhas do passado, obviamente lapidado e posto em prática na contemporaneidade. É um conhecimento advindo das "descobertas científicas" por assim dizer que rememoram ao final do século XIX e meados do século XX. E ganham forma e corpo nas inovações tecnológicas que atualmente sentimos e vivenciamos diretamente, tendo um impacto substancial na vida diária de todos. E influenciando os rumos da humanidade.

Portanto, é possível dizer que a evolução tecnológica por vezes assombra, mas nem tanto, se analisarmos racionalmente a situação.

 

Daniel Marin
Enviado por Daniel Marin em 12/02/2025
Alterado em 13/02/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários